BELO HORIZONTE
Minas Gerais
Para início de conversa, Belo Horizonte foi um dos destinos mais baratos que já fiz no Brasil. A decisão começou com “aonde vamos passar o Revéillon?” até que pesquisa vem, pesquisa vai vi que Minas Gerais é um estado incrível, principalmente quando se trata de preços. Desde a passagem aérea até a hospedagem, da comida ao guia turístico, tudo valeu muito a pena.
Dica: Se programe com antecedência! Ainda mais se tratando de datas festivas como o final de ano, assim você e a sua família/amigos podem relaxar tranquilamente sabendo que tudo já foi decidido e pesquisado.
Eu tenho uma mania ridícula [no bom sentido] de programar viagens e passeios com antecedência, assim posso saber o quanto vai dar para gastar com ingressos de eventos e o que dá para fazer além do que já foi programado. As vezes posso ser a tia chata do roteiro, mas não vejo mal algum caso não ande conforme foi previsto.
O que quero dizer é que fica muito mais fácil fazer as coisas quando você já se organizou para aquilo. Pesquisar lugares turísticos, nome de restaurantes, curiosidades ajudam muito na hora de escolher o lugar. E foi assim que eu e a minha família decidimos passar o Revéillon em Minas Gerais. Totalizando 5 dias e 5 noites para ser mais exata.
Além de Belo Horizonte conhecemos Mariana e Ouro Preto, com o qual nos apaixonamos pela história, pelo arquitetura e pelo povo tão querido que é o povo mineiro.
Mas voltando a Belo Horizonte no início me assustei um pouco até chegar ao hotel, que inclusive foi o Hotel Normandy com a sua super localização no centro, garantiu muita agilidade com toda a viagem, porque era muita gente num lugar só. O centro da cidade é muito parecido e tinha muita gente caminhando por todos os lados. Oi, São Paulo!
Dica: Muitas vezes vale a pena se garantir com um hotel com um pouco mais de conforto e localização que acaba economizando nos trajetos, muitas vezes podendo ser feitos a pé ou pagando muito menos com a locomoção.
Além de ser um hotel bastante confortável, o Normandy Hotel tem parcerias com agências de turismo, como é o caso da AGENCIA DE TURISMO QUE ESQUECI O NOME. Esse pessoal é incrível, principalmente nossa guia Cláudia que com todo o seu amor pelo seu trabalho nos fez repensar sobre muitas coisas do passado de Minas Gerais e por que não do Brasil.
A comida mineira não é boa, é incrível! Restaurantes como o Casa Cheia com diversos prêmios é com certeza o melhor lugar para se passar um tempo conversando, comendo do bom e do melhor, com um atendimento muito simpático e claro, o preço ótimo.
Além de restaurantes, o Mercado Central é uma das maiores atrações do centro de BH, trazendo cultura e muita gastronomia. Queijos, doces de leite preparados das mais diversas formas e um pão de queijo incrível. Obviamente que você encontra muita coisa bacana lá. Artesanatos, lembrancinhas, vestuário e botequins é o que não falta.
O Complexo da Pampulha é gigante e dá pra passar um dia inteirinho lá. Começando pelo Mineirão podendo visitar com uma pequena excursão explicativa pelo próprio estádio de futebol e pelo museu do mesmo. Eu que não gosto muito de futebol posso dizer que me entusiasmou de uma forma muito positiva.
Além de caminhar ao redor da Lagoa da Pampulha, você vai encontrando os pontos turísticos como a Capela de São Francisco, que infelizmente estava em reformas e que fiquei muito chateada por não poder conhecer o interior e mais chateada ainda por saber que estava em reformas há meses e que iria demorar muito até finalizar a obra, mas deixando isso de lado, é muito emocionante conhecer algo que sempre teve curiosidade de ver.
A casa do Juscelino Kubitschek é sensacional. Se tratando de saber que você pode visitar a casa de um ex presidente do Brasil e saber os gostos particulares de uma pessoa tão importante, além da arquitetura que ainda permanece viva no local, é emocionante. E o melhor, tudo isso gratuito.
E a virada foi no Pampulha Iate Clube – PIC Pampulha que nos deixou de queixo no chão pela organização e pelo lugar. Que lugar, meus caros! Bebida e comida à vontade, ambientes de todos os estilos, com músicas ao vivo, DJs e gente de paz com a vida. Se quiser fazer algo diferente, com tranquilidade e muito conforto, esta ideia foi bem concebida por todo mundo dessa viagem.
Belo Horizonte me mostrou uma face que não estava esperando, a calmaria de uma sombra fresca graças a incrível arborização da cidade, comidas típicas com um gosto particular que você só encontra lá, a vibração de histórias interessantíssimas do presente e do passado, construções históricas, pontos de encontros divertidos e muito mais. É aquela história de que realmente Belo Horizonte é inesquecível. Visite Belo Horizonte!