لمغرب
Se você quer uma viagem incrível e inesquecível, conheça o Marrocos! Eu conheci e me reconheci. Foram 5 dias, 4 noites e muitas horas de carro pra lá e pra cá. As pessoas que conheci, as que reencontrei, diferenças e igualdades. O choque cultural!
Descobri que mesmo tendo princípios diferentes de muitas pessoas, preciso respeitar o modo de vida delas, mesmo não concordando com praticamente nada. RESPEITO, essa palavra fez a total diferença e intensificou mais ainda a minha maneira de pensar sobre a vida, o que engloba nossos animais, as pessoas e as coisas que presenciei.
A cultura machista de lá me faz entender o quão livre sou e o quanto o mundo precisa ser melhorado, assim como o trabalho escravo animal. Entendo sobre a necessidade da sobrevivência, mas não concordo em usufruir da vida dos nossos animais, que são tão importantes, para divertir o turista e ganhar dinheiro em cima disso. Diversão turística com animais, PRECISA ser banida! Há tantos meios, humanos!
Dica // No Deserto do Saara você tem a escolha de ir de camelos ou de caminhonete, é só você ter a consciência do que escolher.
Sobre a culinária, experimentei muitos legumes que desconheço o nome e que acredito só encontrar por lá mesmo. A parte de doces foi muito interessante, pelos ingredientes simples e tão saborosos como o Barazeq que é um biscoito de sementes de gergelim e mel. O Khubz Arabi que nada mais nada menos é o conhecido pão sírio que é bom, mas não tão bom quanto o Khubz Marcook que é preparado em casa, como aquela comidinha de mãe. Pratos como Couscous e Tajine são os queridinhos que comi muito!
Não sei qual a sua crença, mas independente dela, Deus caprichou na natureza do Marrocos. A Mãe Natureza está tão presente que é impossível não se emocionar no Deserto do Saara vendo o pôr ou nascer do sol. Com certeza, um dos momentos mais incríveis da minha vida. Ô sensação boa! Demais de especial.
Dica para o pessoal de Dublin // Eu não sabia depois de tanto tempo morando aqui em Dublin, e pior, depois de algumas viagens que fiz pagava transfer e era o triplo do valor que paguei com o ônibus Air Coach. É uma empresa rodoviária que leva o passageiro direto para o aeroporto, com o maior conforto. Já aproveitei pra comprar o ticket de ida e volta e custou €11,50. O ônibus é o 700 Airport Dublin. Apenas entre no site, compre a passagem e mostra pelo celular a sua reserva para o motorista. Os horários variam, mas entre 15 minutos um ônibus chega. Eu peguei na O’Connell Street, mas vi que existem outros pontos em outros locais. Maravilhoso!
E claro, não poderia deixar de fora toda a equipe de turismo que promove toda a emoção dessa viagem inesquecível e que super indico aqui no blog para todas as pessoas interessadas em viajar para o Marrocos. O próprio promoter deixou aqui uma apresentação para vocês:
“CONHEÇA MARROCOS! Meu nome é Sayd, nascido e criado no sul do Marrocos. Tenho grande experiência como guia turístico em todo o Marrocos, me especializando tanto em rotas do deserto, quanto em rotas de camelo para o sul. Tenho como objetivos, competência no meu trabalho e ser um grande companheiro de viagem. Mostrando assim, de forma cortês, todos os fascínios do Marrocos. Ser guia turístico para mim é um enorme prazer, pois mostrarei o que tem de melhor no meu país. Além do meu idioma [berbere], falo inglês, francês, italiano, português e árabe.”
Para maiores informações acesse aqui o site do Sayd. Se quiser entrar em contato pelo telefone +212 668 611 345 ou +351 934 439 ou pelo e-mail marrakechtourtrip@gmail.com para conversar com a equipe. Além do Instagram desse querido e de toda a equipe dele.
Viva a África!