Localizado no Condado de Wicklow em Enniskerry existe esse lugar lindo chamado Powerscourt Estate & Gardens com incríveis jardins italianos e japoneses que fazem da visita um agradável momento para ser lembrado e contado.
É muito interessante estar em um lugar aonde houveram muitas histórias de reinados e ficar imaginando pessoas importantes e influenciadores de séculos atrás com seus romances, gostos, arquitetura e claro, beleza natural.
Votado entre as 10 casas mais lindas a serem visitadas no mundo pelo Lonely Planet e em terceiro lugar na categoria de jardins pelo National Geographic podemos ver que não é qualquer lugar a ser visitado. {Fica a dica} para um dia ensolarado!
Há valores diferentes para algumas épocas do ano que você pode acessar aqui para comprar ou então ir direto e pagar na entrada lá do jardim. Os horários também mudam por conta do inverno, então vale mais a pena ir quando o dia é mais longo aqui na Irlanda. Dá uma olhadinha no site que está tudo bem especificadinho.
A minha experiência foi de um dia inteirinho e acredite, não deu para ver tudo. Se você vai com a intenção de ouvir as histórias, valorizar os detalhes, acredito eu que não dê para fazer tudo em um dia. Não consegui ir na cachoeira e nem visitar o castelo por dentro, mas mesmo assim já vale a intenção de voltar um dia.
Uma casa de café quando você passa pela grande porta de entrada, faz querer passar um tempo sentado e admirando o castelo tomando um café.
Quanto mais você se afasta do castelo, mais linda é a vista. O jardim tem vários níveis e descendo a escadaria consegue perceber a dimensão do lugar. Cada degrau, cada passo, cada olhar, uma visão diferente.
Aproveite para ver diversas partes do Jardim Italiano porque é imenso e cada parte existe uma história a ser ouvida e uma paisagem a ser apreciada. Leve lanche para sentar em um lugar com sombra enquanto desfruta de uma vista, conversa e comidinha.
Este jardim é um memorial à princesa Julia e há surpresas como cópias de Leonardo da Vinci tiradas do Vaticano, por isso relembra muito boa parte dos jardins italianos.
Muitas estátuas e chafarizes, a maioria ganhados de presente de reis, duques e que são considerados tesouros do Powerscourt House & Gardens. Como o Lago do Tritão que foi inspirado na fonte de Piazza Barberini em Roma.
Uma parte que me chamou atenção foi o cemitério dos animais, em especial dos cachorros, mas acredite, tinha um túmulo para uma querida vaquinha que a Wingfield and Slazenger amavam muito. Essa conexão com a natureza e com os animais extraordinária. Para qualquer pessoa, um aprendizado que envolve descobertas.
// Não tirei fotos desse local porque existem nomes e por forma de respeitar todo o sentimento envolvido, mas dos caminhos até chegar lá, tem sim //
As árvores têm plaquinhas, ano e explicação sobre a espécie. Alguns centenárias que envolvem uma grandeza entre o respeito e a percepção da Mãe Natureza com nós. Para as crianças com certeza é um caminho que não tem erro.
Após um caminho andado você vai se deparar no Jardim Japonês. Com muitas Azaleias e Palmas que simbolizam a fortuna, todas cultivadas na China e no Japão por milhares de anos, em 1830 foram trazidas para a Europa.
Após o Jardim Japonês você irá subir uns degraus feitos de pedra ali mesmo do lugar e no caminho se deparar com a Torre do Vale que foi construída pelo Lorde Powerscourt para apreciar o jardim, além de supervisionar a segurança do local. O mais legal é que há possibilidades de subir até a torre a apreciar a vista.
Ahhh… E após esse passeio maravilhoso o caminho finaliza como um círculo e retorna para o castelo. Você pode comprar algumas lembrancinhas na loja que fica basicamente no meio da casa, tomar um sorvete ou finalizar seu passeio devolvendo o aparelho de tradução e seguindo a vida.